"Só há mediação porque há conflito"

Conflito

"O conflito é algo criativo, o que é negativo é o confronto. O conflito é a divergência de postura, o confronto é a tentativa de anular a outra pessoa." 

Mário Sérgio Cortella


"Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional" (Nascimento & Sayed, 2002, p. 47)

Realidade atual

  • Conflito
  • Confrontação
  • Competição

Caraterísticas do conflito:

  • Fator de renovação e mudança social
  • Contribuição para a coesão social
  • Facilitador da comunicação

ou seja é

Positivo e Construtivo

O conflito ajuda-nos a crescer, a progredir.

O conflito pode:

  • ser desagradável e indesejável;

  • potenciar novas formas de lidar com as diversidades;

  • Criar possibilidades inovadoras de aprendizagem e de crescimento;

  • ter sujeitos com papel ativo e participativo;

  • exigir a recriação de práticas;

  • trazer Inovação Social;

  • criar novos instrumentos para lidar com as diferenças;

  • estimular a criatividade dos sujeitos.

Causas do conflito

  • Falta de diálogo
  • Comunicação violenta
  • Inveja
  • Disputa pelo poder
  • Falta de tolerância
  • Disputa pela razão
  • Bisbilhotice

Conflito e Mediação

"A mediação e outras metodologias podem facilitar o diálogo e prover destrezas para a resolução de situações conflitivas" (Schnitman, 1999, p. 17)

Potenciando, assim, a comunicação e favorecendo o comprometimento com a resolução do conflito 

"A Mediação trabalha a partir da comunicação, do diálogo e o Mediador surge como facilitador da expressão de emoções, sentimentos e posições, procurando que as partes reflitam sobre o eu, o tu e o nós, baseando-se em laços empáticos e de confiança."

Comunicação

Para haver uma boa mediação, a comunicação é muito importante:

  • como instrumento fundamental de ação;
  • para permitir a criação conjunta de significados;
  • para potenciar a construção de novas práticas e realidades. 

Mediação

  • Método alternativo de gestão de disputas;
  • Terceira pessoa neutra sem poder decisivo;
  • Implica o livre consentimento dos participantes, a quem cabe a decisão final;
  • Processo curativo e/ou preventivo;
  • Envolve transformação que permite o crescimento moral e gera revalorização e reconhecimento;
  • Estimula capacidades de inovação;
  • Dá coesão à sociedade plural;
  • Assume a não violência como princípio fundamental;
  • Envolve um tratamento criativo, personalizado, cooperativo e construtivo;
  • Prática de valores de convivência;
  • É o caminho primordial e não o alternativo.

Tipos de conflitos:

  • Intrapessoais - connosco próprios
  • Interpessoais - com os outros
  • Intragrupal - no próprio grupos
  • Intergrupal - entre grupos

Conclusão

A mediação é um processo de facilitação da comunicação e da (re)construção da relação na regulação das situações conflituosas e um modo de acompanhamento na tomada de decisões.

A mediação, enquanto instrumento de gestão da comunicação e das interações entre as pessoas permite instaurar novas dinâmicas relacionais, duradouras e contributivas entre os diferentes intervenientes 


Emergência de novos padrões comunicacionais e de um novo paradigma de resolução de conflitos

Pois, hoje em dia, a maioria do tempo comunicamos por redes sociais e ciberespaços

Os novos paradigmas da pós-modernidade veem a mudança como possibilidade de desenvolvimento, estimuladora da criatividade de cada sujeito na sua relação com o "outro" 

  • Diálogo Transformador - quando ouves o outro. Quando a partir da opinião do outro modificas a tua opinião, ou fazes com que o outro modifique ou aceite a tua opinião como válida. Ouvir, argumentar, contra-argumentar.
  • Encontro conjunto de soluções - pode não haver solução, não sabemos se há solução, mas sabemos que há um caminho.
  • Cooperação - trabalhar para a mesma finalidade
  • Colaboração - cada um dá a sua parte para algo

Mediação como diálogo transformador 

  • capacitação" [consciência de si e do seu papel no conflito, bem como da sua capacidade para lidar com o mesmo]
  • "reconhecimento" [reflexão sobre o papel do outro no conflito, mediante uma escuta ativa; desejo de considerar o outro e a sua posição]

(Shailor, 1999, p. 72) 

Comunicação "Diálogo transformador"

"criação de um contexto em que os participantes possam identificar, construir e descrever possibilidades e perspetivas emergentes, refletir em ação a partir do dado, enlaçar possibilidades, navegar num círculo de diálogos e, nesse processo, selecionar as opções que se considerem mais desejáveis ou apropriadas para a ação. (...) Essa capacidade geradora da mediação cria possibilidades não-antecipadas, nem pensadas, transforma potencialidades em novas realidades existenciais e outorga à experiência da mediação algo do carácter aberto e sempre incompleto da aprendizagem e da criatividade"

(Schnitman, 1999, p. 104)

Mediador

  • Facilita as partes na criação e avaliação de alternativas à sua situação;
  • Permite a expressão de emoções (escuta ativa);
  • Conduz ao aumento da segurança dos participantes;
  • Potencia a assunção de um novo olhar sobre o conflito (positivo);
  • Incentiva a reflexão sobre si e o contexto, numa perspetiva de crescimento interior - "conscientização" (Shailor, 1999, p. 75);

Perfil do mediador

  • Capacidade de comunicação e de interação com as diferenças e abordagem imparcial dos diferendos;
  • Ajuda a construir espaços de convergência, de reconstrução e/ou de transformação.

Elementos essenciais nos processos de mediação 

Comunicação

  • Escuta ativa;
  • Emitir mensagens na 1ª pessoa;
  • Gerar situações criativas.

Imparcialidade

  • Não manifestar a sua opinião perante as situações apresentadas pelas pessoas.

Empatia

  • Interesse e respeito pelo outro;
  • Tom de voz suave;
  • Expressão facial e gestos acolhedores;
  • Contacto visual;
  • Postura corporal recetiva 


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