"Só há mediação porque há conflito"
Conflito
"O conflito é algo criativo, o que é negativo é o confronto. O conflito é a divergência de postura, o confronto é a tentativa de anular a outra pessoa."
Mário Sérgio Cortella
"Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional" (Nascimento & Sayed, 2002, p. 47)
Realidade atual
- Conflito
- Confrontação
- Competição
Caraterísticas do conflito:
- Fator de renovação e mudança social
- Contribuição para a coesão social
- Facilitador da comunicação
ou seja é
Positivo e Construtivo
O conflito ajuda-nos a crescer, a progredir.
O conflito pode:
ser desagradável e indesejável;
potenciar novas formas de lidar com as diversidades;
Criar possibilidades inovadoras de aprendizagem e de crescimento;
ter sujeitos com papel ativo e participativo;
exigir a recriação de práticas;
trazer Inovação Social;
criar novos instrumentos para lidar com as diferenças;
estimular a criatividade dos sujeitos.
Causas do conflito
- Falta de diálogo
- Comunicação violenta
- Inveja
- Disputa pelo poder
- Falta de tolerância
- Disputa pela razão
- Bisbilhotice
Conflito e Mediação
"A mediação e outras metodologias podem facilitar o diálogo e prover destrezas para a resolução de situações conflitivas" (Schnitman, 1999, p. 17)
Potenciando, assim, a comunicação e favorecendo o comprometimento com a resolução do conflito
"A Mediação trabalha a partir da comunicação, do diálogo e o Mediador surge como facilitador da expressão de emoções, sentimentos e posições, procurando que as partes reflitam sobre o eu, o tu e o nós, baseando-se em laços empáticos e de confiança."
Comunicação
Para haver uma boa mediação, a comunicação é muito importante:
- como instrumento fundamental de ação;
- para permitir a criação conjunta de significados;
- para potenciar a construção de novas práticas e realidades.
Mediação
- Método alternativo de gestão de disputas;
- Terceira pessoa neutra sem poder decisivo;
- Implica o livre consentimento dos participantes, a quem cabe a decisão final;
- Processo curativo e/ou preventivo;
- Envolve transformação que permite o crescimento moral e gera revalorização e reconhecimento;
- Estimula capacidades de inovação;
- Dá coesão à sociedade plural;
- Assume a não violência como princípio fundamental;
- Envolve um tratamento criativo, personalizado, cooperativo e construtivo;
- Prática de valores de convivência;
- É o caminho primordial e não o alternativo.
Tipos de conflitos:
- Intrapessoais - connosco próprios
- Interpessoais - com os outros
- Intragrupal - no próprio grupos
- Intergrupal - entre grupos
Conclusão
A mediação é um processo de facilitação da comunicação e da (re)construção da relação na regulação das situações conflituosas e um modo de acompanhamento na tomada de decisões.
A mediação, enquanto instrumento de gestão da comunicação e das interações entre as pessoas permite instaurar novas dinâmicas relacionais, duradouras e contributivas entre os diferentes intervenientes
Emergência de novos padrões comunicacionais e de um novo paradigma de resolução de conflitos
Pois, hoje em dia, a maioria do tempo comunicamos por redes sociais e ciberespaços
Os novos paradigmas da pós-modernidade veem a mudança como possibilidade de desenvolvimento, estimuladora da criatividade de cada sujeito na sua relação com o "outro"
- Diálogo Transformador - quando ouves o outro. Quando a partir da opinião do outro modificas a tua opinião, ou fazes com que o outro modifique ou aceite a tua opinião como válida. Ouvir, argumentar, contra-argumentar.
- Encontro conjunto de soluções - pode não haver solução, não sabemos se há solução, mas sabemos que há um caminho.
- Cooperação - trabalhar para a mesma finalidade
- Colaboração - cada um dá a sua parte para algo
Mediação
como diálogo transformador
- capacitação" [consciência de si e do seu papel no conflito, bem como da sua capacidade para lidar com o mesmo]
- "reconhecimento" [reflexão sobre o papel do outro no conflito, mediante uma escuta ativa; desejo de considerar o outro e a sua posição]
(Shailor, 1999, p. 72)
Comunicação "Diálogo transformador"
"criação de um contexto em que os participantes possam identificar, construir e descrever possibilidades e perspetivas emergentes, refletir em ação a partir do dado, enlaçar possibilidades, navegar num círculo de diálogos e, nesse processo, selecionar as opções que se considerem mais desejáveis ou apropriadas para a ação. (...) Essa capacidade geradora da mediação cria possibilidades não-antecipadas, nem pensadas, transforma potencialidades em novas realidades existenciais e outorga à experiência da mediação algo do carácter aberto e sempre incompleto da aprendizagem e da criatividade"
(Schnitman, 1999, p. 104)
Mediador
- Facilita as partes na criação e avaliação de alternativas à sua situação;
- Permite a expressão de emoções (escuta ativa);
- Conduz ao aumento da segurança dos participantes;
- Potencia a assunção de um novo olhar sobre o conflito (positivo);
- Incentiva a reflexão sobre si e o contexto, numa perspetiva de crescimento interior - "conscientização" (Shailor, 1999, p. 75);
Perfil do mediador
- Capacidade de comunicação e de interação com as diferenças e abordagem imparcial dos diferendos;
- Ajuda a construir espaços de convergência, de reconstrução e/ou de transformação.
Elementos
essenciais nos processos de mediação
Comunicação
- Escuta ativa;
- Emitir mensagens na 1ª pessoa;
- Gerar
situações criativas.
Imparcialidade
- Não manifestar a sua opinião perante as situações apresentadas pelas pessoas.
Empatia
- Interesse e respeito pelo outro;
- Tom de voz suave;
- Expressão facial e gestos acolhedores;
- Contacto visual;
- Postura corporal recetiva