
10 mandamentos da Mediação
Leia os "Dez Mandamentos". Seguidamente, em pequenos grupos, procure chegar a um consenso sobre quais os mandamentos mais importantes nas relações interpessoais e para a convivência grupal. Depois de discutido o assunto, partilhe as conclusões em grande grupo.
Dez mandamentos
- Fale com as pessoas. Nada é tão agradável como uma palavra de saudação e um sorriso amável.
- Sorria para as pessoas. Lembre-se que acionamos 72 músculos para franzir a teste e somente 14 para sorrir. Poupa-se energia.
- Chame as pessoas pelo seu nome. A música mais suave para muitas pessoas passa por ouvir o seu próprio nome.
- Seja amigo, se quiser ter amigos. Ajude, se quiser ser ajudado.
- Seja cordial. Fale e atue com toda a sinceridade e com prazer.
- Interesse-se, sinceramente, pelos outros. Lembre-se que tem muito a aprender com eles.
- Seja generoso a elogiar e cauteloso a criticar. Os líderes elogiam, sabem encorajar, dão confiança.
- Saiba considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu, o do outro e o que está certo.
- Preocupe-se com a opinião dos outros. São três os comportamentos a fixar: ouça, aprenda e saiba elogiar.
- Procure servir os outros com alegria. O que, realmente, importa na nossa vida é o que fazemos em prol dos outros, no sentido de uma maior felicidade de todos.
Escolhas do grupo
- 7. Seja generoso a elogiar e cauteloso a criticar. Os líderes elogiam, sabem encorajar, dão confiança. Pensamos que a generosidade é um ponto fundamental como futuras técnicas de Educação. E o que nos levou a escolher este mandamento foi o facto de caraterizar o líder de uma forma muito correta, o que achamos fundamental para qualquer pessoa, ser líder e não um chefe.
- 8. Saiba considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu, o do outro e o que está certo. Como futuras profissionais é importante perceber sempre o lado do outro, nunca pensar que os nossos ideais é que estão corretos, mas sim perceber que ha vários lados e ideias.
- 9. Preocupe-se com a opinião dos outros. São três os comportamentos a fixar: ouça, aprenda e saiba elogiar. A opinião dos outros tem de ser ouvida, por mais que pensamos que não concordamos com a mesma, muitas vezes com essas opiniões aprendemos a ser pessoas melhores e mais preocupadas com quem temos ao nosso lado.